Sistema de Gestão Integrada

Nos últimos anos, há grandes iniciativas na unificação de gestão de padrões normativos (como as normas ISO) ao redor do mundo para facilitar a rotina do dia-a-dia dentre das organizações.

Você sabe o que é um Sistema de Gestão Integrada, conhecido como SGI?

 
O Sistema de Gestão Integrada – SGI é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização nos aspectos e objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, do desempenho ambiental ISO 14001, da segurança e saúde ocupacional OHSAS 18001 e Responsabilidade Social SA 8000.

Outros sistemas de gestão, como gerenciamento de projetos, gerenciamento de riscos e continuidade de negócios, agregam valor e ganho em excelência de gestão para os clientes mais ousados.

Através de um Sistema de Gestão Integrado, a organização pode adotar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seu negócio e obter a certificação de todos os sistemas com somente uma auditoria sistêmica. Integrar esses sistemas é um grande desafio para as organizações.

Dizer que um sistema de gestão é integrado não significa apenas que os requisitos das normas são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento. A integração vai além do agrupamento de requisitos – ela considera a sinergia que cada assunto pode ocasionar.


Veja os benefícios do Sistema Integrado de Gestão, entre eles estão:

Ganhos de produtividade (redução de perdas e aumento da qualidade)
Transparência dos processos internos
Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado
Maior controle dos riscos com acidentes ambientais
Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital
Aumento da competitividade
Comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável
Oportunidades para conservação de recursos e energia
Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG’s, fornecedores, governo e funcionários)
Prevenção de falhas ao invés de suas correções

A MAGACONSULT pode contribuir na implementação de forma integrada ou independente. Depende do objetivo e da estratégia da empresa.O prazo para a implementação de um Sistema de Gestão Integrada é definido de acordo com a necessidade, interesse e/ou tempo disponível do cliente.

Investimento diferenciado:

A capacidade técnica e a experiência da MAGACONSULT permite o estabelecimento de “marcos” pré-estabelecidos em contrato onde grande parte do investimento é relacionado a “checkpoints” de etapas intermediárias e a CERTIFICAÇÃO junto ao OCC (Organismo Certificador Credenciado).